quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Série: MARADONA - A CONQUISTA DE UM SONHO, na Amazon Prime
Acabo de assistir a série: MARADONA - A CONQUISTA DE UM SONHO, na Amazon Prime, são 10 episódios de cerca de 1 hora cada.
Conta a história de Diego Armando Maradona, o maior jogador argentino de todos os tempos, pra muitos desses argentinos, o melhor do mundo, melhor que Pelé, idolatrado também em Napoles na Itália.
Tanto na Argentina, quanto em Napoles, muitos o consideram DEUS, principalmente na Argentina, depois de fazer um gol na Copa de 86 de mão contra a Inglaterra, não assumiu ter feito de mão e disse que se tinha uma mão, era a mão de Dios.
A série começa na infância pobre de Maradona, na periferia de Buenos Aires, família muito pobre, o pai se matava de trabalhar pra sustentar a todos.
Maradona viveu sua vida muito próximo da família, pai e mãe (que era superprotetora e passava altos pano pra Maradona), irmãs, a Claudia, namorada por muito tempo, depois esposa e mãe de suas 2 filhas, antes, Maradona foi pai na Itália, a gravidez rolou durante a consagração de Maradona, a Copa de 86, mas Maradona nunca assumiu esse filho, sabendo ser dele, na série mostra como sofreu o filho por ser relegado, na série a mãe desse filho, manda uma carta por email pra Claudia (esposa), falou com ela por telefone, eles pagavam pensão, o filho queria enviar uma carta, a Claudia entregou a Maradona no leito de um hospital no Uruguay, onde ele quase morreu de overdose, Claudia entregou, mas ele rasgou sem ler. Não mostra na série, mas diz que ele assumiu o filho quando esse já estava com 29 anos, o filho chegou a jogar profissional na Itália, mas não era um craque como o pai.
A série se passava desde o primeiro time infantil, até o primeiro time profissional, ida ao Boca, depois Barcelona, Napole, Seleção Argentina, e com idas e vindas pra recuperação de Maradona da overdose no Uruguay, até conseguir dar um tiro de cocaína no hospital, e acabou expulso, ficou um grande tempo em coma antes de finalmente acordar, corre boato na Argentina que ele teria morrido, torcedores argentinos fizeram barricada no hospital.
Maradona era bem mais louco do que eu sabia, queria ver como foi o seu encontro com as drogas, todos sabemos que ele usou muita droga, menos na época da COPA 86 que jogou limpo. Mas o restante, as mulheres e noites intermináveis nas baladas, não sabia.
O filme não mostra ele sendo campeão em 87 com o Napoli, já que acaba na Copa de 86, nem o pedido de casamento a Claudia, mas na fase do hospital, já tem as filhas.
Se você gosta de futebol e admira o astro Maradona, como eu, assista, vale a pena.
Não deve ser fácil viver super vigiado por todos, o tempo todo, um cara explosivo, família, que turbinado pela cocaína, virava um cara descontrolado muitas vezes, perseguido pela imprensa, e idolatrado por muitos.
Admiro Maradona, por não ter se curvado ao sistema, sempre que pode falou pelos Argentinos mortos pela ditadura, também questões da guerra das malvinas, vivia numa bolha que é o futebol, mas quando falava, baixada o Maradona pobre de Vila Fiorito.
Teve o time infantil que lhe revelou, depois um empresário amigo que cuidou dele, até a ida pro Napole, mas depois de cagadas que levaram Maradona a proximidade da falência, foi trocado por outro, que era mais avião, levou Maradona de vez pra noite e pra gandaia, mas ficou com ele até o fim.
Uma grande série, atores fazendo Maradona na infância, no profissional e velho no hospital. Nas cenas de jogos, corta pra momentos reais, do verdadeiro Maradona.
Mostra a importância da Claudia, que precisava superar diversas traições pra seguirem juntos.
Não mostra sua morte, acaba na Conquista de Um Sonho, que era vencer a Copa de 86, como diz no título da série.
Maradona, assistam, na Amazon.
Alessandro Buzo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário