domingo, 2 de maio de 2021

TUDO OU NADA - SELEÇÃO BRASILEIRA, série na Amazon



Tenho um misto de sentimentos com a Seleção Brasileira de futebol, nasci em 1972, ou seja, minha primeira COPA DO MUNDO, realmente entendendo, foi a épica seleção de 82, de Telê Santana, Zico, Socrates, Falcão e Cia.
Duas seleções que deveriam ter ido mais longe, 82 e 86.
Em 1990, montamos no Jardim Olga/Itaim Paulista (extremo leste de SP) a TORCIDA BRA POVO, fizemos até camiseta personalizada, o MENINO MALUQUINHO do Ziraldo era o simbolo da torcida (olha a literatura ai já).... naquele tempo a gente enfeitava a rua pra copa, muito mais do que ainda resiste hoje em dia. A seleção fracassou em 90 e em 94, ainda no Itaim Pta, mas não mais no Jd Olga, vi o TETRA.
E por ai vai, sempre torci.
Aquele caso mal explicado de 1998 na final com a França e a Seleção ficar cada vez mais com cara de time de jogadores europeus, foi dando uma desiludida.
Mas o pior de tudo nessa relação de amor e ódio, venho dos COXINHAS usarem a amarelinha nos protestos pro GOLPE e a partir de então. Por isso eu aposentei minhas duas camisetas da seleção, nunca mais usei, nem na última copa.
Vi a seleção "ao vivo" duas vezes, ambas no Morumbi, em 1989, eliminatórias da COPA, vi um Brasil 6x0 Venezuela, com 4 gols do CARECA e mais recentemente um amistoso vencido por 1x0 com gol do Fred, me foge agora o adversário. Esse jogo foi mais pro meu filho conhecer o Morumbi e ver o Neymar, ele era muito fã, já tinha visto num Santos x Palmeiras no Pacaembu.
Enfim, dito isso, assisti a série TUDO OU NADA - SELEÇÃO BRASILEIRA, na Amazon, com 5 episódios de cerca de 50 min. cada, com a campanha da Seleção Campeã da Copa América 2019 no Brasil, quando vencemos a Argentina na Semi e o Peru na final.
A série é muito bom produzida, mostra os bastidores dessa conquista e hora ou outra foca num jogador, como sempre a parte que mais gostei foi a do Gabriel Jesus e o Jardim Pery na zona norte de São Paulo, quebrada onde ele cresceu, é sempre gratificante ver um favelado vencer na vida, seja no Futebol, na cultura, no empreendedorismo ou na universidade.
Mesmo com todo sentimento confuso que tenho pela seleção hoje, principalmente pela elitização da torcida na arquibancada atualmente, valeu a pena assistir, TUDO OU NADA - SELEÇÃO BRASILEIRA, a série está disponível na Amazon Prime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário