quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Filme: Pelé
O filme: Pelé, disponível na Netflix, traz o Rei do Futebol numa entrevista falando da sua carreira e imagens de vários períodos, muitas imagens e bastidores nunca vistos.
Mostra como ele se consagrou, fez do Santos um time conhecido mundialmente, da seleção o maior campeão de copas e muito mais do que isso, como quando a ditadura se utilizava do esporte, para aliviar o clima pesado do horror vivido pela perca de direitos dos cidadãos, os absurdos causados pelo regime. Mostra um Pelé que não apoiava diretamente a ditadura, mas sempre que chamado, ia ao encontro do presidente Medici e não contestava nada, talvez mais por inocência que maldade, mas era conivente, ou imparcial.
Na Copa de 62 quando o Brasil foi BI ele se contundiu no segundo jogo, idem na Copa da Inglaterra em 66 quando saimos na primeira fase e Pelé se desgostou, não queria jogar em 70, o filme dá a entender que o governo Medici meio que obrigou ele a jogar e o restante da história todos nós sabemos, o TRI Mundial no México.
O governo Medici queria que a conquista do TRI viesse a ser uma conquista do governo, para encobrir diversos abusos, mas a euforia tomou conta do país e a população que tinha no futebol um alívio ao caos, entendeu que era uma conquista dos jogadores e não do governo, isso não pegou, não teve o resultado esperado por Medici, apesar das tentativas de se vincular a conquista.
A sensação que eu tive, pós filme, é que Pelé é e sempre será o maior jogador do mundo em todos os tempos, mas fora dele, sempre foi uma pessoa que não soube, ou não queria se posicionar, por isso que Maradona, fora de campo, é maior que Pelé, mas na bola, dentro das quatro linhas, não tinha para ninguém.
Vale a pena assistir não só quem gosta de futebol, mas também para entender que a Ditadura é um câncer e não pode jamais voltar. Mostra Medici aos domingos no Maracanã, sendo populista, enquanto nas ruas o coro comia, qualquer semelhança com o momento atual e o presidente Bolsonaro que vira e mexe tenta se aproximar do futebol, não é mera conhecidência, é exatamente igual.
Assista e tire suas próprias conclusões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário